segunda-feira, 20 de março de 2017

Descobrindo Pi - 1º Ano Ensino Médio - 2017


Só use este método com círculos perfeitos. Ele não funciona com objetos elípticos, ovais ou que tenham outros formatos. Tem-se um círculo quando todos os pontos em um plano têm a mesma distância em relação a um único ponto central. Assim, use algo como a tampa de um pote para este exercício. Você provavelmente vai obter um valor aproximado, pois, para alcançar um resultado exato, vai precisar de um objeto com ponta fina — até o tamanho do grafite pode fazer diferença.


Meça a circunferência do círculo da maneira mais precisa possível. A circunferência de um objeto é o espaço que cobre uma "volta" completa nas suas extremidades. Já que ela é redonda, pode ser difícil fazer a mensuração (e é por isso que pi é tão importante).
  • Enrole as pontas do objeto de base com um pedaço de barbante de maneira bem justa. Marque o ponto da corda em que ela dá uma volta completa e, em seguida, meça o valor obtido com uma régua.




Meça o diâmetro do círculo. O diâmetro vai de um lado ao outro, passando pelo meio do objeto.



Use a fórmula matemática. A fórmula da circunferência de um círculo é C= π*d = 2*π*r. Assim, pi é igual à circunferência dividida pelo diâmetro. Leve os números a uma calculadora; o resultado vai se aproximar de 3,14.[1]



Repita este processo com vários círculos em sequência e faça a média dos resultados para obter dados mais precisos. Por mais que sua mensuração não seja perfeita, você vai acabar obtendo um valor adequado para pi.



TAREFA PROPOSTA: Preencha a tabela indicada pela professora em sala, indique os valores obtidos nos objetos utilizados e  faça os cálculos como solicitado. Na sequência, escreva qual a conclusão obtida sobre o valor de PI.



FONTE: http://pt.wikihow.com/Calcular-o-Pi#Calculando_pi_usando_as_medidas_de_um_c.C3.ADrculo_sub

Nenhum comentário:

Postar um comentário